• Em-motion

Como se tornar um empreendedor de sucesso (O guia completo)

Atualizado: 20 de Mai de 2019



Seja sincero consigo mesmo: você tem medo da crise que vivemos atualmente? Medo de perder seu emprego e viver sem uma fonte constante de renda? E se você soubesse que a crise, na verdade, é uma enorme oportunidade, e que perder seu emprego pode ter sido a melhor coisa que lhe aconteceu?

Não, isso não é uma brincadeira de mau gosto. Continue lendo este artigo para saber:


• O que é empreendedorismo,

• Quais as caraterísticas de um empreendedor,

• Como dar o pontapé inicial na sua jornada,

e muito mais…


"Sempre que você se encontrar ao lado da maioria é hora de parar e refletir – Mark Twain"


Vamos refletir,

Vivemos um período nebuloso de nossa história. A maioria das pessoas está imersa na crise econômica, social, política, pessoal, enfim, todos os tipos de crise imagináveis. O que poucos sabem é que podemos nos afastar dessa nuvem negativa e criar nossa própria realidade.

Você já pensou que a crise, na verdade, pode ser a melhor oportunidade para que você atinja suas tão sonhadas independência e liberdade?


As pessoas estão cheias de problemas, o que significa que existem mais problemas para serem resolvidos do que se vivêssemos um período de abundância coletiva. É tudo uma questão de “visão de mundo”. Gostamos de chamar essa visão de mundo de Paradigma.


Só existe um eterno aqui-agora, logo, tudo depende da forma como você enxerga as coisas. Você pode optar por lamentar uma situação difícil ou utilizá-la a seu favor para algo positivo. Tudo tem dois lados, o fato de você não conseguir enxergar o outro lado ainda, não quer dizer que ele não exista.


E o que isso significa?


Como existem mais problemas para serem resolvidos, além de ajudar as pessoas, você poderá ganhar dinheiro e ser reconhecido por isso. Mas lembre-se: O sucesso não é medido apenas pelo quanto você ganha, mas pela diferença que você faz na vida das pessoas.


O que vamos lhe apresentar agora não é uma ferramenta, mas um estilo de vida que irá transformar você e a todos que estão em sua volta!


Mas, afinal, o que é ser empreendedor?

Acreditamos que, muito além de identificar oportunidades, empreender é criá-las. Gerar valor, crescimento e desenvolvimento para a sociedade e acima disso, resolver seus problemas. Empreender é apaixonar-se pela resolução de problemas e pela criação de uma nova realidade.


É por esse motivo que relacionamos o empreendedorismo com a consciência.


Acreditamos que, no atual momento, empreender é um excelente caminho para expandir a consciência individual e coletiva. Essa nova forma de viver é essencial à sociedade justamente por promover desenvolvimento pessoal, financeiro e intelectual, além de conectar as pessoas.


Acima de tudo, ser empreendedor é tornar sonhos realidade e transformar a vida das pessoas.


Em 2014, o ator Jim Carrey fez um discurso emocionante na Universidade de Maharishi – EUA, afirmando que a vida é feita de decisões que são pautadas no amor ou no medo.


Disse ser a prova viva de que podemos pedir tudo o que quisermos para o universo que seremos atendidos. Jim conta que seu pai desistiu do sonho de ser comediante para ser contador (profissão na qual teria mais segurança), mas acabou demitido de seu emprego “seguro” quando Jim tinha 14 anos. Esse episódio que lhe deu uma grande lição: você pode falhar fazendo o que não gosta, então você deveria se dar uma chance de fazer o que ama. Ele ainda vai além, diz que o efeito que você causa nos outros é a moeda mais valiosa que existe.


Veja:

Assim como Jim, você pode ser o que quiser.


Empreendedorismo de necessidade x oportunidade

Existem dois tipos de empreendedorismo, que surgem das condições em que o indivíduo se encontra: por necessidade e por oportunidade.

Os empreendedores que abrem seu negócio por necessidade são aqueles que:


• Acreditam não terem outras opções de trabalho, • Encontram-se desempregados, • Possuem pouca ou nenhuma capacitação.


Eles se arriscam no empreendedorismo sem qualquer tipo de planejamento e sem a mínima ideia do que fazer.


Até alguns anos atrás, esse tipo de empreendedor era a maioria em nosso país (algo muito comum em países que estão em fase de desenvolvimento).

Segundo o IBGE, quase metade dessas empresas não sobrevivem por mais de 3 anos.

Porém, muitos empreendedores por necessidade acabam abrindo os olhos para o futuro, se capacitam e conseguem ter sucesso.


Os empreendedores por oportunidade, na maioria das vezes, têm um emprego fixo, mas não estão satisfeitos ou simplesmente não se encaixam nos moldes tradicionais das empresas. São indivíduos que sabem muito bem onde querem chegar, têm planejamento, não se abalam com críticas destrutivas e têm sede de sucesso. É esse tipo de comportamento que queremos despertar em você.


Não podemos esquecer também do empreendedor corporativo, que atua dentro de determinada empresa, mas tem o perfil empreendedor, possui as características para tal e é cada vez mais valorizado pelas empresas.


Se você procurar por vagas de estágio e trainee, perceberá que cada vez mais as empresas buscam esse tipo de perfil. No entanto, acreditamos que após adquirir todas as características empreendedoras, dificilmente esse indivíduo continuará trabalhando para uma empresa.


E quais características são necessárias para um empreendedor de sucesso?


O empreendedor é aquele que sai do status quo e busca constante transformação em tudo o que faz. Suas principais características são:


Criatividade: A capacidade de resolver problemas de uma forma diferente, fora do padrão. Todos os problemas podem ser resolvidos de maneira comum (pelo caminho conhecido) ou através de diversas possibilidades criativas, aquelas que ninguém nunca testou. Tais possibilidades podem se originar de:


– Conjuntos de crenças – Conhecimento – Pesquisas – Do Campo de in-formação, de onde vem toda a in-formação do universo.


Liderança: É a arte de comandar grupos de pessoas, atrair seguidores e influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos. Nem todos nascem líderes; é uma habilidade que pode ser adquirida com o tempo e muita dedicação. A liderança pode surgir de forma natural, fazendo um indivíduo se destacar no grupo. Este é um tipo de liderança informal. Para o empreendedorismo é muito importante que essa habilidade seja desenvolvida constantemente.


Autoconfiança: Acreditar em si mesmo promove crescimento e desenvolvimento individual, pois quando acreditamos que podemos, nos arriscamos muito mais do que quando nos julgamos incapazes de fazer algo. As pessoas que não são autoconfiantes ficam presas na zona de conforto e nunca exploram o novo.


Coragem: Assumir riscos não significa não ter medo, mas a capacidade de agir apesar dele. Não devemos temer, devemos nos preparar.


Visão de futuro: É a capacidade de ver além do cenário atual. É importante ter visão para se preparar para qualquer tipo de situação, e mais do que isso, se antecipar às mudanças com inovação.


Poder de transformação: É a habilidade que o indivíduo tem de transformar a si mesmo e ao seu entorno.


Resiliência: É a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.


Escuta ativa: A escuta ativa é uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte interprete e, principalmente, compreenda a mensagem que recebe ao invés de simplesmente ouvir.


Boa comunicação: As vezes, confundimos o talento de se comunicar com falar demais. Ao ouvir a seguinte frase” Fale um pouco de você”. Então abrimos a matraca e pronto! Lá se vai o exagero. A comunicação é muito importante nos negócios e na vida, mas saber o que falar e, principalmente, ouvir, é o que torna uma comunicação efetiva.


Visão de oportunidade: É muito importante encarar fracassos e qualquer tipo de perda como aprendizado. Crises são excelentes oportunidades de crescimento.


Pró-atividade: Um empreendedor não deixa nenhum sonho no papel, apenas elenca prioridades e parte para a ação. Para um empreendedor, tudo é possível.


Questionamento: Um empreendedor de sucesso questiona absolutamente tudo (inclusive a realidade). Questionar não é achar que algo é mentira, apenas saber que existem diversas verdades.


Curiosidade: Para ter sucesso, o empreendedor deve constantemente buscar novos caminhos e soluções tendo em vista a necessidade das pessoas.


Sabe qual a diferença das pessoas comuns para os empreendedores? Enquanto as pessoas comuns têm de ver para crer, o empreendedor crê para ver.

São os empreendedores que constroem o mundo.


Para se tornar um empreendedor é preciso pensar como um, e se por um acaso você não tem uma ou nenhuma dessas características acima não se preocupe, elas são 100% `desenvolvíveis` e podemos lhe ajudar com isso, basta que você envie um e-mail para: contato@em-motion.org com sua dúvida, medo, insegurança ou característica que lhe falta. Entraremos em contato para ajudar a desenvolvê-la!


O que pode te ajudar em muito é escolher um mentor.


A importância dos mentores


Se você pesquisar bastante, vai descobrir que apesar de diferentes, pessoas de extremo sucesso têm um padrão de comportamento. Como você é a soma das 5 pessoas com quem mais convive, se aproximar de mentores de sucesso pode te fazer evoluir muito e chegar mais perto de seus objetivos.


E como fazer isso? provavelmente você não vai conseguir entrar em contato com seus ídolos, por eles serem muito ocupados, viverem em outros países ou até mesmo já terem morrido. Porém, existe uma ferramenta muito poderosa chama informação, e você pode obtê-la através de livros, ebooks, vídeos, infográficos, slides… Enfim, conseguir informação é muito fácil hoje em dia. Pesquise.


As bases do Empreendedorismo


Para ser um empreendedor de sucesso, precisamos entender a psicologia por trás do empreendedorismo. É necessário entender como o nosso cérebro funciona e quais são nossas crenças limitantes para enfim pensar fora da caixa. E pensar fora da caixa não é apenas ser crítico quando ouvimos frases prontas, conceitos rasos, pré determinados e julgamentos de quem muitas vezes só tentou uma vez.


Pensar fora da caixa é viver o agora a todo instante, sem medo, sem lamentar o passado ou tentar viver o futuro, simplesmente estar no presente momento e questionar a realidade o tempo todo.


Mas precisamos ir ainda mais fundo, entender o que é consciência e como expandir a mente para entrar em sintonia com a totalidade do universo, para isso, sugerimos que você visite o nosso artigo sobre CONSCIÊNCIA clicando aqui.


E quais são as possibilidades do empreendedorismo?


Sinceramente, elas são infinitas. Gostamos de chamar o Empreendedorismo de Princípio transformador, através dele tudo pode se tornar realidade, e no atual sistema em que vivemos, é a melhor forma de ter sucesso, ajudar as outras pessoas e dar um passo para a expansão de consciência. Existem algumas categorias dentro do empreendedorismo, são elas:


Empreendedorismo Itinerante – É a ideia de viajar o mundo trabalhando onde e como quiser. Conhecer novas culturas, experimentar, é uma forma de vida que vem crescendo bastante e a cada dia mais e mais pessoas largam seus empregos sem arrependimentos para viver dessa maneira. Pautadas na liberdade essas pessoas são conhecidas como “nômades digitais” . Há um blog super interessante com esse título, criado pelos empreendedores: Jaque e Eme Viegas. Se você ainda não conhece o trabalho deles, essa é uma ótima oportunidade.


Empreendedorismo Digital – Aliando o poder do empreendedorismo com o novo marketing através da poderosa “internet das coisas”, muitos empreendedores fazem sucesso dentro do empreendedorismo digital com a comercialização de infoprodutos ricos em conteúdo. Porém, não é necessário comercializar produtos digitais para ser um empreendedor digital. Para isso, baasta empreender na web. Praticamente qualquer produto ou serviço se encaixa nesse modelo que faz cada vez mais pessoas atingirem sua tão sonhada independência financeira.


Empreendedorismo Social – É o empreendedorismo que traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.


Empreendedorismo Consciente – O empreendedorismo consciente, além da união entre o empreendedorismo social, itinerante e digital, coloca a consciência acima de tudo. Consciência com os outros indivíduos e seres, consciência com o meio ambiente e o mais importante, consciência de si mesmo. Ser um empreendedor consciente não é apenas criar um negócio, um produto ou colocar uma ideia em prática a fim de prosperar, é estar em sintonia com o novo paradigma e beber da fonte ilimitada de criatividade, energia e in-formação, fazendo do mundo um lugar melhor para todos.


Além de todas as características já citadas que um empreendedor deve desenvolver, o empreendedor consciente deve buscar sempre:


• Autoconhecimento; • Conexão com o Campo de in-formação; • Conexão com a natureza e o meio ambiente; • Cooperação com os demais seres.


Lembre-se, não se preocupe caso você não possua uma ou nenhuma dessas características citadas ao longo do artigo, estamos em constante evolução e, juntos, podemos desenvolver todas essas habilidades.


Qualquer dúvida basta entrar em contato conosco através do e-mail: contato@em-motion.org


--


Lucca Ferronatto.

352 visualizações3 comentários