• Em-motion

Descubra porque ter um propósito de vida pode te trazer prosperidade financeira.

Atualizado: 10 de Abr de 2019



Recentemente, nós fizemos uma pesquisa com o intuito de saber quais as principais dificuldades das pessoas em relação a se tornarem empreendedoras e criarem o seu próprio negócio.

A principal dificuldade encontrada foi: muitas pessoas não abrem um negócio pois não sabem por onde começar.


Veja, esse é um sinal claro de que estão faltando nas pessoas dois atributos muito importantes para se tornar um empreendedor consciente: criatividade e, principalmente, propósito de vida. Em nosso e-book gratuito OS 12 PASSOS INDISPENSÁVEIS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR CONSCIENTE, elencamos os principais passos e qualidades a serem desenvolvidas para quem deseja a liberdade deste estilo de vida que nós apoiamos , vivenciamos e ensinamos.


Para começar um negócio digital do completo zero, ou seja – sem saber nada sobre o assunto e com baixíssimo investimento – você precisa descobrir antes o seu propósito de vida para então criar e alinhar o seu negócio a ele.


Neste artigo vamos lhe mostrar:


• O que é propósito e suas variantes. • Sua importância nos negócios. • Como descobrir o seu propósito de maneira descomplicada. • Como alinhá-lo aos negócios para ter sucesso e autorrealização.


Temos de trabalhar! Podemos fazê-lo para mera obtenção da sobrevivência ou também como um modo de marcar nossa presença no mundo. – Mario Sergio Cortella

O que é propósito?


A definição de propósito na maioria dos dicionários é: intenção, sentido e objetivo.

Algumas pessoas chamam também de missão, mas essa palavra tem uma forte conotação de dever ou obrigação. Por isso, muitas pessoas que valorizam a liberdade rejeitam essa coisa de “missão de vida”, como algo imposto e determinado.


Mas, se olharmos de forma mais profunda, propósito se refere ao porquê , à razão, à motivação para você fazer o que faz.


Então, você deveria se perguntar: Por que quero me tornar um empreendedor?

A resposta óbvia é “para ganhar dinheiro”, o que não está errado. Precisamos de recursos financeiros para comer, morar, vestir, estudar, viajar. Dinheiro pode sim ser a motivação inicial para se abrir um negócio, mas não a principal.


Quando falamos em propósito, das razões para fazer o que fazemos, estamos nos referindo à liberdade, já que envolve uma escolha. Não estamos falando em fazer algo por necessidade, que pertence ao domínio da carência e da pura sobrevivência.


Dedicamos energia e muitas horas do dia ao trabalho. Por essa razão, ele tem que ter um propósito, tem que fazer sentido para você, porque é isso que vai lhe motivar a continuar quando as coisas ficarem difíceis e os problemas surgirem. E eles inevitavelmente surgirão.


O propósito é uma bússola que lhe guia em todos os momentos, dando energia , clareza e ordenando suas ações.

Quem tem claro o seu propósito consegue atingir a excelência em tudo o que faz.

Para entender como tudo isso funciona vamos prosseguir. Você verá como é simples descobrir o que você veio fazer neste mundo!


A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Steve Jobs

Propósito de vida no geral


O propósito da vida, no geral, seja de uma planta, animal ou estrela, é o crescimento, a expansão e a evolução.

Tudo no Universo tem consciência, em graus diferentes. Não há como não ser assim, pois o Todo é Consciência Pura.


Quando falamos de evolução, há duas formas a serem entendidas. A primeira é no sentido de transformação. Por exemplo: um leão alimenta-se de um animal que come plantas. O leão nasce, cresce, amadurece e morre; e seus restos vão para a terra onde nutrem o solo.


Deste solo nascerão outras plantas que alimentarão outros herbívoros, que por sua vez servirão de alimento a outros leões. É o ciclo da vida.


A outra forma de evolução é a expansão de consciência. Tudo evolui em consciência com o passar do tempo. Seja uma pedra ou um ser humano, através das inúmeras experiências durante as várias existências, o ser vai adquirindo complexidade crescente e aumento do nível de consciência.


Dessa forma o Todo, através de suas partes, está em perpétuo crescimento.



Propósito da Vida Humana


Vamos tratar agora do propósito da vida humana. Você, eu e todos os seres humanos somos, em essência, consciências individualizadas em processo de evolução. Somos seres autoconscientes, isto é, sabemos que existimos, que pensamos, evoluímos e que nosso corpo biológico um dia irá morrer.


Quando viemos para esta experiência na terceira dimensão, nosso objetivo era ter ter o máximo de experiências possíveis para evoluir em consciência. O propósito da sua essência é reconhecer a si mesmo como cocriador da própria realidade e não mais como vítima das circunstâncias e ajudar aos demais a entenderem isso também, se assim eles quiserem ou permitirem.


É sempre bom lembrar que cada um cria sua própria realidade. Não podemos criar a realidade dos outros, assim como um jogador de um videogame não pode interferir nas ações dos adversários. Podemos apontar os caminhos de menor resistência, mas nunca interferir diretamente na realidade do outro. É possível sermos agentes de mudança, mas sempre respeitando o livre-arbítrio das pessoas.



Propósito da Personalidade



Personalidade é como você se enxerga e se apresenta ao mundo. Não é quem você realmente é, mas apenas uma representação temporária de você, que foi aprendida ao longo da vida.


É a personalidade que corre atrás de objetivos desalinhados com o seu verdadeiro ser, é a personalidade que quer “vencer na vida” (como se a vida fosse uma luta…) que só pensa em ter satisfação pessoal e realizar todos aqueles desejos que só servem aos interesses próprios.


A personalidade é egoísta, já que representa o ego, uma parte da sua mente que se identifica com aspectos temporários e ilusórios (nome, filiação, estado civil, profissão, crenças e história pessoal).


O nosso objetivo maior é integrar o ego à Essência. Assim, passamos a servir aos interesses do coletivo e do Todo. Então, a vida ganha mais sentido e os resultados são favoráveis a todos. É o verdadeiro ganha-ganha, onde todos crescem. Nada mais acertado, já que somos todos um, levando em conta nossa origem comum (Consciência).


Uma vida com propósito é aquela em que sou o cocriador da minha própria realidade.



Uma pessoa que não identifica seu propósito é como um um barco à deriva ou pior, acaba vivendo o propósito do outro. E não há nada mais desastroso que isso. Dessa situação tão comum entre os seres humanos, surgem as crises pessoais, o sofrimento e a sensação de vazio interior.


Quando o que você faz está alinhado ao seu propósito de vida, o trabalho deixa de ser trabalho e passa a ser prazer. Você se diverte e se alegra quando expressa ao mundo seus talentos, habilidades e sabedoria vindas da sua Essência.


Conhecer seu propósito de vida permite o desenvolvimento do seu potencial e o leva a fazer a diferença no mundo.

Assim, quando entra em fluxo com o Universo , tudo o que precisa vem até a você. Sem preocupação alguma com o futuro, você passa a viver no aqui e agora, onde a vida realmente acontece. Onde está a verdadeira alegria de ser.


Descobrindo seu propósito na prática


Para descobrir seu propósito de vida comece investigando racionalmente:


• O que você ama fazer? • O que faria até mesmo de graça? • Pelo que você é elogiado? • Pelo que você é grato?


As respostas a estas perguntas lhe darão boas pistas sobre qual é a sua arte.

Sugerimos que comece a meditar diariamente para se alinhar com o Campo de Consciência do qual faz parte. Faça estas perguntas mentalmente e aguarde pelas respostas. Estas virão na forma de intuições, visões, sonhos e insights. Esteja atento.


O sentimento é o nosso melhor guia. Todos nós nascemos com um sistema de orientação interior que nos avisa – pela quantidade de bem- estar que estamos experimentando – quando estamos ou não alinhados com o nosso propósito de vida. As emoções positivas que sentimos são um GPS, um guia que nos diz se estamos no caminho de maior fluxo ou de maior resistência.


Por isso, é muito importante estarmos atentos às emoções predominantes e, no caso de serem negativas, mudarmos conscientemente nosso foco para algo que nos promova bem-estar e alegria. Isso está a alcance de todos, basta se dispor a fazê-lo.


Seu propósito pode ser atualizado durante a vida, conforme vai tendo experiências e expande sua consciência. Aprendida uma lição, passamos para outra de maior complexidade. E para perceber essas atualizações você tem que permanecer em fluxo com o Campo da Consciência, vivendo no aqui e agora na maior parte do tempo.


Mantenha-se aberto para os sinais que a vida lhe dá. Podemos cumprir nosso propósito fazendo coisas diferentes que sirvam ao nosso projeto maior de vida.

Nada é fechado. Você pode ser um empregado, um autônomo, um servidor público e ao mesmo tempo ser um empreendedor digital.


O mais importante é não se sabotar. Não ter ainda descoberto seu propósito não pode ser uma justificativa para a estagnação nos negócios. Dê o primeiro passo e depois vá atrás do propósito.


Identificar, reconhecer e honrar seu propósito de vida é fundamental para ter sucesso e autorrealização.

Um negócio alinhado com o seu propósito de vida é a diferença entre apenas sobreviver e viver realmente, desfrutando o que a vida tem de melhor.


De nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma. Jesus Cristo

--


Mabel Cristina Dias.

1,189 visualizações2 comentários