• Em-motion

Você Se Acha Inteligente? Conheça as Múltiplas Inteligências e Cause um Grande Impacto nos Negócios.


Como determinar a inteligência de uma pessoa? Se o termo QI veio a sua cabeça, você precisa ler esse artigo. Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e identifique quais inteligências estão mais presentes em você. Aposto que depois dessa vai ficar muito mais fácil desenvolver suas ideias e aplicá-las ao seu próprio negócio.


Como Chegamos Ao Conhecido QI?


No início do século XX a escala Binet-Simon era utilizada para determinar a idade mental de uma criança. A partir desse trabalho do psicólogo francês Albert Binet foi possível desenvolver uma série de teorias, e consequentes testes, para a determinação da inteligência humana.


Os estudos avançaram até se obter um quociente capaz de classificar o nível de inteligência de uma pessoa. Você deve conhecer esse número como “QI (Quociente de Inteligência)”.



Mas Então, QI é Sinônimo de Inteligência?


Observando as diferenças entre as pessoas e considerando que não apenas o proficiente em questões lógico-matemáticas poderia ser classificado como inteligente, o Professor Howard Gardner publicou em 1983 a Teoria das Inteligências Múltiplas.


Gardner expõe, inicialmente, 07 diferentes inteligências presentes em todo ser humano. Enfatiza ainda que são todas independentes umas das outras e se apresentam em diferentes intensidades de pessoa para pessoa. As 07 inteligências são:


  1. Lógico-matemática

  2. Linguística

  3. Musical

  4. Espacial

  5. Corporal

  6. Interpessoal

  7. Intrapessoal


07, 08, 09, 10…. Múltiplas Quantas?


Em 1995 Gardner decidiu incluir a Inteligência Naturalista em sua teoria. Recentemente tem abordado a Inteligência Existencial, e apesar de não incluí-la oficialmente em sua lista, Gardner comenta e discute sobre essa inteligência em suas entrevistas.


Outros autores, como Daniel Goleman, trouxeram à tona a discussão sobre Inteligência Emocional. Essa você já deve ter ouvido por aí, certo? Para ela vale um artigo inteiro aprofundando o estudo de Goleman e a influência dessa inteligência nos negócios.


Mas aqui, nesse artigo, vamos tratar das descrições feitas por Howard Gardner e mostrar justamente o papel dessas 09 inteligências no desenvolvimento de habilidades importantes para o sucesso de seu negócio.



As 09 Inteligências de Howard Gardner



• Inteligência Lógico-matemática


Como citado anteriormente, a Inteligência Lógico-matemática é aquela apurada nos testes de determinação de QI.


Pessoas com essa inteligência mais aguçada apresentam pensamento lógico, facilidade em reconhecer padrões, intimidade com números e modelos abstratos, fácil entendimento das relações de causa e efeito e resolução de problemas matemáticos.


Aplicação aos negócios: profissionais da área de engenharia e também cientistas, contadores, técnicos em informática, programadores, bancários e outras profissões ligadas aos números, costumam ter essa inteligência mais desenvolvida.


Ao empreender, a Lógico-matemática facilita não só a relação com os números mas principalmente na hora de organizar suas ideias, elencar prioridades, avaliar riscos e benefícios, criar uma estrutura de negócio e elaborar cronogramas.



• Inteligência Linguística


Quem apresentar uma Inteligência Linguística mais desenvolvida com certeza não terá dificuldades em nenhuma forma de expressão, seja por meio da fala , da escrita ou dos gestos.


Aplicação aos negócios: escritores, jornalistas, advogados, palestrantes, poetas e editores são algumas profissões onde a Inteligência Linguística se mostra mais desenvolvida.


Ao empreender, a facilidade com as palavras ajuda a expressar todas aquelas ideias que você teve e organizou perfeitamente em sua cabeça mas que precisam ser entendidas também pela sua equipe.


Uma forma clara de expressão contribui também para a divulgação do seu negócio. É importante saber que a mensagem foi passada e que seu potencial cliente absorveu as informações que você pretendia passar.



• Inteligência Musical


Você deve estar logo pensando em grandes gênios da música. De fato, como negar a inteligência musical de Jimy Hendrix, Paulinho Nogueira e Miles Davis, por exemplo.


Ocorre que essa inteligência vai além da habilidade musical dos artistas. Valorizar o uso do som, reconhecer padrões de tons e ritmos e entender a relação da música com os sentimentos também são características das pessoas com Inteligência Musical aguçada.


Aplicação aos negócios: técnicos de som, cantores, músicos e produtores, são profissões que vem logo à mente nesse caso. Mas você pode ter uma profissão ou um negócio que não tenha qualquer relação com a música e ainda assim ter essa inteligência mais desenvolvida.


Ao empreender, quem tem a inteligência musical bem desenvolvida têm mais facilidade em utilizar a música como ferramenta. A música também ajuda a criar um universo, um ambiente, direcionados à mensagem que você quer passar com seu produto ou serviço.


Ela tem grande importância na produção de material de divulgação, por exemplo. A trilha sonora de um teaser do seu produto não pode ser escolhida arbitrariamente, tem que ter intenção. E a Inteligência Musical pode te ajudar nisso!



• Inteligência Espacial


Além das características referentes a localização (aquela facilidade em se achar na rua mesmo quando errar o caminho), a pessoa com Inteligência Espacial desenvolvida tem mais facilidade em imaginar.


Isso mesmo, imaginar. Essa inteligência permite a visualização de um objeto ou cenário antes mesmo dele existir. Característica que facilita e muito a vida dos projetistas de qualquer área.


Além disso, fazer relações entre espaço e efeito, percepção visual e espacial e fácil associação de símbolos e seus significados elencam as características dessa inteligência.


Aplicação aos negócios: artistas, designers, cenógrafos, figurinistas, estilistas, engenheiros e arquitetos são profissões onde essa inteligência pode ser percebida.


Ao empreender, o desenvolvimento dessa inteligência vai te ajudar a criar a sua marca, sua identidade. Escolher um logotipo é necessário, e você tem que saber os efeitos que as imagens e símbolos causam no seu potencial cliente.


Bem como a sensibilidade em combinar de forma harmônica toda informação que você quer passar no layout de seu website, por exemplo.



• Inteligência Corporal


As características de quem tem essa inteligência bem desenvolvida imprimem o resultado da perfeita conexão entre o cérebro e o corpo. Aquela pessoa que pensa no movimento, e tem facilidade em executá-lo.


São características como controle de movimento, destreza manual, agilidade, equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal.


Atletas se sobressaem no desenvolvimento dessa inteligência. E não só pela facilidade, mas também pelos estímulos. A dura carga horária de treinos intensifica o desenvolvimento da Inteligência Corporal.


Aplicação aos negócios: existem outras áreas onde essa inteligência se mostra presente. Dançarinos, acupunturistas, massoterapeutas e artistas circenses, são bons exemplos.


Ao empreender, a dica vai para a ergonomia e saúde. Desenvolver sua Inteligência Corporal vai possibilitar uma melhor postura no ambiente de trabalho, o que por si só já rende grandes benefícios à saúde.


A prática da Yoga por exemplo combina essa consciência corporal à respiração. O resultado é uma jornada de trabalho mais saudável e produtiva.



• Inteligência Naturalista


A Inteligência Naturalista descreve a facilidade que algumas pessoas têm em entender os fenômenos da natureza, em identificar os sinais que a natureza transmite e associar causa e efeito.


Além disso, a pessoa com essa inteligência aguçada entende sua integração e harmonia com o meio.


Aplicação aos negócios: os profissionais com essa inteligência mais desenvolvida costumam atuar como biólogos, veterinários, paisagistas, geólogos, botânicos, entre outras profissões. Mas não somente nas áreas ligadas ao meio ambiente.


Ao empreender, é interessante que você tenha a consciência dessa unidade formada pelos humanos e por todos os seres do universo. O respeito e conexão com a natureza e o meio vão encaminhar seu negócio à prosperidade.



• Inteligência Existencial


Gardner não incluiu essa inteligência em sua lista oficial porém comenta e explica sobre ela em suas entrevistas. Para ele, a pessoa com essa inteligência mais aguçada tem questionamentos do tipo “de onde eu vim?” , “para onde vamos?”, “qual o sentido da minha existência?” , “qual o meu propósito?”.


Esses questionamentos nos forçam a refletir e buscar entender qual o nosso propósito aqui na terra. E o propósito é nosso guia, nossa bússola, aponta a direção para que nós possamos traçar o caminho até ele.


Aplicação aos negócios: os psicólogos e filósofos encabeçam o time de profissionais com essa inteligência mais desenvolvida.


Ao empreender, vale a busca por um tipo de negócio que esteja alinhado ao seu propósito. Não adianta escolher seu produto ou serviço e trabalhar forte na criação, desenvolvimento e divulgação dele se não estiver alinhado ao seu propósito. Fatalmente em algum momento você perceberá que aquilo não faz sentido para você.



• Inteligência Intrapessoal


A pessoa que apresenta inteligência intrapessoal demonstra conhecer bem suas qualidades, seus pontos a melhorar, suas emoções e seus desejos.


O autoconhecimento proporciona um planejamento baseado no estímulo de suas virtudes e desenvolvimento dos pontos fracos. Controlando suas emoções e seus desejos em prol de um objetivo.


Aplicação aos negócios: autoconhecimento é a chave do sucesso. Se você conhece suas qualidades, defeitos, emoções, habilidades e desejos fica muito mais fácil organizar tudo e direcionar para o seu objetivo.


Essa inteligência não tem um campo de atuação preferencial. Profissionais de todas as áreas podem tê-la mais ou menos desenvolvida sem qualquer conexão com sua atividade.


Ao empreender, o desenvolvimento dessa inteligência proporcionará controle sobre suas ações e um ótimo planejamento. Conhecendo suas próprias características fica fácil definir uma estratégia valorizando os pontos fortes. Isso gera resultado!



• Inteligência Interpessoal


Quem possui a inteligência interpessoal mais desenvolvida apresenta grande facilidade em entender as qualidades, pontos a melhorar, emoções e desejos do outro.


Atento às diferenças entre membros de uma equipe, por exemplo, pode se tornar um ótimo gestor estimulando o melhor de cada um e desenvolvendo os pontos fracos.


Além disso, a percepção dos sentimentos das outras pessoas, a capacidade de se relacionar com o outro e de interpretar seu comportamento e comunicação, fazem parte das características dessa inteligência.


Aplicação aos negócios: característica de um grande gestor, a inteligência interpessoal possibilita reconhecer potencialidade em sua equipe. É conhecer as características do outro e utilizá-las na estratégia de negócio.


Ao empreender, haverá um momento em que você não conseguirá mais fazer tudo sozinho e precisará de uma equipe para te ajudar. Na hora de se associar ou contratar, saiba quais os pontos de defasagem que precisam ser supridos em seu negócio e busque essas características no seu colaborador.


O objetivo é formar uma boa equipe e extrair sempre o melhor de cada um, sem esquecer de estimular o desenvolvimento dos pontos fracos. A Inteligência Interpessoal também facilita o relacionamento e a satisfação do cliente. Você precisa entender as necessidades dele para proporcionar um produto ou serviço que atenda à essas necessidades.




Desconstruir, Estimular e Desenvolver


Com essas definições e exemplos de aplicações aos negócios fica mais fácil assimilar como cada inteligência é manifestada. A ideia era trazer um ponto de vista voltado aos negócios porém menos restritivo do que apenas sugerir profissões ligadas a cada tipo de inteligência.


Perceber qual inteligência é mais aflorada em você vai te ajudar a direcionar suas ideias. Se todos nós nascemos com as 09 inteligências, faz parte do desenvolvimento humano reconhecê-las e usá-las como ferramenta na organização do nosso próprio negócio.


O importante é desconstruir o conceito de inteligência associado apenas à lógico-matemática e aos testes de QI ,e mais ainda, desconstruir a ideia de que essa inteligência pertence apenas aos profissionais da área de exatas.


Ela é apenas uma parte de todo seu conhecimento e pode ser utilizada como ferramenta de maneiras menos óbvias.


Além disso, mesmo que alguma inteligência seja inicialmente menos aguçada, todas as inteligências podem ser estimuladas e desenvolvidas.


Reflexão


Agora que você já conheceu as múltiplas inteligências de Howard Gardner, convido você a uma reflexão sobre todas essas definições e como elas se aplicam ao seu negócio ou como elas podem ajudar você a organizar as ideias na criação de seu novo negócio.


Não esquece de me contar aqui nos comentários depois.


Empreendedorismo Consciente. A liberdade de ser quem você é.


Camila Alves para Em-motion.

1,157 visualizações1 comentário