• Em-motion

Saiba Por Que Você Nunca Vai ter Sucesso com um Negócio na Internet

Atualizado: 10 de Mai de 2019

#empreendedorismoconsciente #negociosdigitais #sucesso #barreiras




Empreender: decidir realizar; tentar; pôr em execução; realizar.


Se você buscar no dicionário a palavra Empreender, é essa a definição que você irá encontrar.


Mas então eu te pergunto, o que ainda está te impedindo de realizar? De pôr em execução? De definitivamente Empreender seu novo Negócio Digital?


Algumas pessoas alegam não ter conhecimento suficiente, ou acham que isso só funciona para os grandes. Existem também os que não tem tempo pra isso, mesmo querendo muito.


Acham difícil, tem medo de fracassar, não tem dinheiro, ou então não sabem por onde começar e portanto não começam nunca.


Entre essas e tantas outras razões decidimos dedicar esse artigo à você que ainda não criou coragem para empreender. Vou te mostrar que é possível driblar essas objeções e abrir seu novo negócio digital.



Vamos lá?





Nesse artigo você verá:


#1 Medo de Fracassar

#2 Não Tenho Conhecimento

#3 Não Sei por Onde Começar

#4 Não Tenho Tempo

#5 Não Tenho Dinheiro

#6 Isso Só Funciona Para Os Grandes

Reflexão






Medo de Fracassar



É completamente compreensível essa ideia de se sentir despreparado para empreender em um novo negócio.


Muitos de nós fomos educados e preparados para buscar estabilidade em nossa vida profissional. Poucos puderam cultivar dentro de si a busca pela realização, pelo prazer aliado a remuneração.


As duas coisas são quase proibidas de andar juntas. Ou você faz o que ama, ou ganha dinheiro. E como as contas chegam todo final de mês de qualquer jeito, a escolha pela remuneração acaba predominando.


Dentro dessa ideia, fica fácil entender porque buscamos estabilidade. A única coisa que não nos contaram é que estabilidade simplesmente não existe.


Mesmo que você trabalhe em alguma grande empresa, não existe qualquer garantia de estabilidade.


As coisas mudam o tempo todo, e podem mudar por qualquer motivo. Uma crise econômica, um problema de saúde, o resultado de uma eleição.


Não existe estabilidade. O que existe é uma falsa sensação de estabilidade que o impede de arriscar, de pôr em execução, de decidir realizar. De Empreender!


E essa falsa sensação de estabilidade gera em você o medo de fracassar. Afinal, “mais vale um passarinho na mão do que dois voando”.


Não tenha medo de fracassar!! É preciso entender que o fracasso é apenas o primeiro passo para o sucesso. Só não fracassa aquele que nunca tentou, e toda e qualquer experiência é capaz de nos trazer um aprendizado.


Portanto, nossa primeira objeção pode ser quebrada com uma mudança de Mindset. Com a quebra de crenças limitantes que geram esse medo em você e o impedem de arriscar.


Não foque sua energia no medo de fracassar, e sim na vontade de experimentar, de conhecer, de descobrir, e de arriscar. Só conhece o sucesso aquele que arrisca.





Não Tenho Conhecimento



Conversando com alguns alunos percebemos que essa objeção aqui pode ser dividida em dois grupos:



  1. Conhecimento para Criar um Produto;

  2. Conhecimento Técnico na Internet.



No caso da falta de conhecimento para criar um produto eu devo repetir que isso não existe.


Já escrevi um artigo aqui na Em-motion sobre Múltiplas Inteligências que abriu caminhos para muita gente.


Pessoas que não enxergavam nenhuma habilidade ou nenhum assunto em que se sentiam seguras e a partir do artigo perceberam que todos nós temos algo para ensinar.


E que sempre, SEMPRE tem alguém que sabe menos do que nós e que estaria disposto a comprar nosso produto para aprender mais.


Portanto, falta de conhecimento não é motivo para não abrir seu novo negócio digital.


Já a falta de conhecimento na internet, a parte mais técnica do negócio, é um dos motivos que gera mais resistência na hora de colocar os planos em prática.


Página de vendas, página de captura, redes sociais, campanhas e anúncios, suporte. Tudo isso pode assustar!


Você pode ser um dos nossos alunos que ainda não abriu seu próprio negócio digital justamente por não ter intimidade com a internet e suas ferramentas.


Se for esse o caso você tem duas opções: ou você contrata esse serviço ou se dedica a estudar e aprender você mesmo.


Contratar uma agência ou um Freelancer para realizar esses serviços é uma opção sim, e se bem organizado pode fazer parte do seu orçamento sem problemas.


Ocorre que nesse caso você acaba perdendo um pouco o controle sobre as formas de marketing do seu negócio.


Nem todas as agências estão preparadas para o novo marketing, aquele que citamos no artigo O Poder da Lista, lembra?


A melhor opção aqui com certeza é você estudar e se dedicar a aprender. Pelo menos nesse início, vale muita mais o investimento em conhecimento do que em mão-de-obra.


Mais para frente, caso queira terceirizar alguma etapa, você já conhecerá direitinho todas as ferramentas e estará seguro para cobrar de seus parceiros a qualidade desejada.


E não se trata de nenhum bicho de 07 cabeças. São pequenas ferramentas que apesar de assustarem podem ser mais fáceis do que você imagina.


Inclusive, em breve estaremos disponibilizando em nossa plataforma conteúdo exclusivo ensinando você passo a passo cada um desses processos e dessas ferramentas.


Portanto, quebre essa resistência e mais essa crença limitante de que internet é difícil e dedique-se aos estudos. Faça um pouquinho por dia, estude um pouquinho por dia.


O importante é sempre fazer alguma coisa, mais uma etapa do processo, por menor que seja.


Somos uma comunidade de Empreendedores Conscientes, e uma das características do Empreendedor Consciente é a incessante vontade de buscar conhecimento sempre.



Mãos à obra!





Não Sei Por Onde Começar



Não se trata de por onde começar, e sim, quando começar.


Muitas pessoas travam nessa indecisão sobre o primeiro passo e essa tensão pode impedir você de começar. Não se prenda à ordem das coisas!


Comece por qualquer etapa, por menor que seja, e ela servirá como uma alavanca motivando você a seguir em frente.


O “não começar” torna-se um ciclo vicioso, quanto mais você empurra com a barriga, mais quer empurrar. A famosa procrastinação.


Portanto, assim que você terminar de ler esse artigo abra um arquivo no Google Docs ou Word e faça uma listinha de todas as coisas que você lembrar. Coloque tudo o que você precisa fazer, escolha um único item, e comece!


Tenho certeza que depois dessa atividade você vai sentir uma motivação diferente dentro de você.




Não Tenho Tempo



Como quebrar essa objeção?




O relógio pode ser absoluto, mas o tempo é relativo.



Se você não abriu seu negócio digital ainda porque julga não ter tempo para isso, sugiro uma análise da sua própria produtividade.


Se ser empreendedor e criar seu próprio negócio for realmente um sonho para você, não lhe falta tempo e sim uma boa gestão dele.


É importante ter a consciência de que alguma parte do seu dia, ou da sua semana, deverá ser reservada ao seu sonho. Mesmo que você não consiga dedicar muito tempo no início.


Eu soltei um artigo semana passando dizendo que Trabalhar 12h/dia Não Faz de Você uma Pessoa Produtiva, e eu realmente acredito nisso.


Se não houver gestão de tempo, você NUNCA vai ter tempo para abrir o seu próprio negócio.


E o mesmo vale para o dinheiro…





Não Tenho Dinheiro



Por muito tempo eu vivi gastando mais do que eu ganhava, parecia um kharma ou sei lá. Não conseguia de jeito nenhum poupar dinheiro.


Estava sempre trabalhando para pagar dívidas que eu já havia contraído antes mesmo de receber meu pagamento.


Desse jeito é fácil entender que a questão do dinheiro muitas vezes não está relacionada à falta, e sim à má gestão.


Hoje tenho uma outra consciência financeira. Não importa a quantia necessária para abrir um novo negócio, se você não souber administrar bem seus gastos e suas receitas nunca sobrará dinheiro para isso.


Nesse caso, sugiro que você comece assistindo alguns vídeos que o Lucca postou em nossa página no Youtube. Você sabe fazer seu orçamento mensal? Dá uma olhadinha nesse vídeo pra começar.


Mas de todo modo, para abrir o seu negócio digital nem é necessário um aporte muito grandioso. Você pode começar os primeiros passos sem gastar absolutamente nada.


E ao passo que for estruturando o negócio, vai investindo aos pouquinhos.


O importante é sempre buscar conhecimento nessa área e pensar como um empreendedor de sucesso.





Isso Só Funciona Para os Grandes



Por último, vamos tratar de quebrar aquele sentimento de inferioridade. Mais uma crença que pode estar limitando você e o seu sucesso.


Tudo o que vemos na internet, todos os profissionais, professores, mentores de sucesso, todos eles começaram de algum lugar. E eu aposto que nenhum deles pensou que não fosse capaz.


Todos acreditaram em seus propósitos e se dedicaram muito para chegar onde estão. E é exatamente isso que devemos extrair do sucesso deles, essa determinação.


Abrir um negócio digital realmente não é para qualquer um, mas com certeza não é só para os grandes.


O Empreendedor Consciente tem total capacidade de criar e gerir seu próprio negócio.


Acredite em você, em seu propósito, em suas ideias e comece hoje mesmo a escrever sua própria história.


Inspire-se nos grandes, e seja grande!




Reflexão



Quando a ideia de abrir um negócio digital surge o que não falta é objeção. Seja por parte dos outros, seja por nós mesmos.


A intenção desse artigo foi mostrar que você é capaz de quebrar todas elas e partir rumo ao sucesso no seu novo negócio digital.


Não esqueça de me contar aqui nos comentários o que achou.


A Consciência cria. O Empreendedorismo transforma.


Camila Alves para Em-motion.



458 visualizações2 comentários