• Em-motion

Felicidade: O Quarteto Fantástico

Atualizado: 17 de Mai de 2019

Como estimular o cérebro a produzir substâncias que deixam você mais feliz



O que faz você feliz? Feliz, não no sentido mais amplo do “estar com minha família e cercada de pessoas que amo”, mas na prática mesmo.


O que você faz que gera um sentimento de felicidade instantâneo??


Quando sai da academia ou do treino? Quando recebe uma massagem? Quando está cercado de amigos? Quando está frio e você toma aquele banho quentinho? Após a meditação? Depois de comer?


Seja qual for a fonte, os neurotransmissores da felicidade se encarregam de conectar esses momentos ao seu cérebro e gerar sensações como animação, relaxamento, prazer, motivação, foco e confiança.


O Quarteto da Felicidade


O quarteto da felicidade é composto pelos neurotransmissores: serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina.


Esses neurotransmissores são substâncias que conduzem mensagens ao nosso cérebro, e atuam nas áreas responsáveis por diferentes estados de ânimo e comportamento.


As nossas diferentes atividades, interações sociais e pensamentos produzem uma substância específica desse quarteto.


Correr, praticar um esporte, malhar na academia são atividades que aumentam a produção de endorfina, por exemplo.


A sensação de segurança e confiança que temos quando estamos em família, entre amigos próximos e pessoas que amamos, se deve à produção de oxitocina.


O que cada uma delas faz?


Endorfina


A endorfina é um analgésico natural, uma espécie de morfina do nosso corpo.

Ela é produzida em situações de stress físico, e proporciona euforia e prazer como máscara para disfarçar a dor.


Dopamina


A dopamina é produzida em situações desafiadoras e igualmente sedutoras. Quando você inicia um novo projeto novo, ou aceita algum desafio, é a dopamina que mantém você focado e motivado.


Oxitocina


Já a oxitocina é a responsável pelos sentimentos de segurança, de confiança, de amor, e são produzidas quando estamos com nossa família e amigos ou quando nos apaixonamos.


Serotonina


Quase tudo que você faz com vontade, com gosto, produz serotonina. Ela, inclusive, ganhou o apelido de “hormônio do bem-estar”.


A depressão está associada a baixíssimos níveis de serotonina, por exemplo.

Ocorre que depois de produzidas, elas não duram muito tempo. A quantidade dessas substâncias aumenta significativamente no momento e um pouco depois da situação que estimulou a produção.


Mas em seguida, já diminuem seus níveis.


Manter uma rotina saudável significa cercar-se de atividades que aumentem a produção do quarteto da felicidade. Buscando sempre, uma vida equilibrada.


E o que faço para produzir essas substâncias?


Endorfina


1) Faça exercício


Aeróbico ou anaeróbico, de intensidade moderada ou alta – tanto faz. Malhar estimula a produção de endorfina.


Mas cuidado: o poder do neurotransmissor disfarçar a dor e induz você a ir além dos seus limites, podendo se machucar. Só quando o efeito passa é que o desconforto aparece.


Outro risco: atividades em intensidade muito alta por tempo prolongado anulam o efeito bom da endorfina – você fica irritado e propenso a abandonar o hábito de se exercitar.


2) Dê risada


Assistir a uma boa comédia é endorfina garantida, segundo um estudo publicado no Journal of Neuroscience. Após verem 30 minutos de vídeos engraçados, os voluntários tiveram o cérebro escaneado e a imagem revelou um aumento do neurotransmissor.


Os participantes relataram sensação de alegria e prazer depois da sessão de gargalhadas.



Dopamina


1) Meditação


Está comprovado: durante a prática, os meditadores apresentam níveis mais altos de dopamina (serotonina e endorfina em menor quantidade) no cérebro.


O neurotransmissor facilita a concentração e o estado de presença necessário para acalmar a mente.


2) Aprender algo novo


Pode ser um idioma, um novo instrumento musical, estudar sobre filosofia, sobre história, etc.


O esforço e o fator novidade envolvidos no processo de aprendizado têm relação com a dopamina e a ativação do mecanismo de recompensa do cérebro.



Oxitocina


1) Ganhe uma massagem


O toque estimula a oxitocina. Fazer e receber cafuné, praticar atividade física e cuidar de um animal de estimação são outras formas de ativar o neurotransmissor.


2) Pratique o bem


Participar de trabalhos voluntários e incluir boas ações no dia a dia conectam você com outras pessoas. Dar e ganhar presentes também estimulam o cérebro a liberar oxitocina.




Serotonina


1) Mexa o corpo


Mesmo os exercícios leves servem de atalho para você se sentir bem. Relembrar conquistas e momentos agradáveis (puxe na memória ou olhe fotos) é uma forma de reviver situações felizes e desencadear a serotonina.


2) Chocolate meio amargo


Os flavonoides (compostos antioxidantes) e o triptofano presentes no cacau elevam a produção do neurotransmissor.


Mas, para melhorar o humor, os componentes vindos dos alimentos precisam atravessar a camada hematoencefálica – espécie de filtro que impede as substâncias nocivas de chegar à massa cinzenta do cérebro.


O exercício é a solução. “A atividade física regular aumenta a permeabilidade da barreira e melhora o aproveitamento do triptofano e dos antioxidantes ligados à produção de serotonina”, diz o fisiologista e nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo.


3) Tomar Sol


Reserve 15 minutos do dia para se expor à luz natural – essencial para a produção de vitamina D, que, entre várias funções, eleva o nível de serotonina.



Reflexão



Quando identificamos a relação entre as situações e a produção dos neurotransmissores da felicidade, somos capazes então de direcionar nossa energia e tempo à essas situações.


Direcionamos nossa energia aos momentos de felicidade, às atividades que nos dão prazer e às pessoas que nos fazem bem.


O que faz você feliz?


Deixe um comentário por aqui =)




Fontes:


IBN Brasil: http://www.ibnbrasil.com/como-estimular-o-cerebro-a-produzir-substancias-que-deixam-voce-mais-feliz/


Boa Forma: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/como-estimular-o-cerebro-a-produzir-substancias-que-deixam-voce-mais-feliz/


BBC: https://www.bbc.com/portuguese/geral-39299792


277 visualizações