• Em-motion

Trabalhar 12h/dia Não Faz de Você uma Pessoa Produtiva

Atualizado: 10 de Mai de 2019

#produtividade #empreendedorismoconsciente


Gostaria de começar esse artigo dizendo que:




Trabalhar 12h por dia não faz de você uma pessoa produtiva!

Camila Alves



Você pode trabalhar em alguma empresa ou ser empreendedor e dono do seu próprio negócio. Não importa, em algum momento eu aposto que você caiu nessa da jornada de trabalho excessiva.


Querendo ou não, quando você diz que trabalhou por 10, 11, 12h seguidas essa informação acaba gerando uma sensação de pessoa trabalhadora, esforçada, dedicada.


Parece que durante essas horas você produziu muito, bateu suas metas, adiantou algum trabalho. Uau, que maravilha!!


Mas no fundo nós sabemos que essa jornada prolongada não rende bons frutos.


Todos nós temos um momento do dia em que somos mais produtivos, um período em que nos concentramos com mais facilidade e conseguimos obter resultados melhores.


Para alguns é a manhã, outros tendem a produzir mais à tarde ou ainda durante o período da noite e madrugada à dentro.


O importante para ser mais produtivo é descobrir qual o seu “Horário Nobre” e aproveitá-lo para executar as tarefas mais difíceis, que solicitam mais foco e concentração.


Ao longo desse artigo vou te mostrar quais são os pilares da produtividade e também algumas dicas para você se tornar uma pessoa mais produtiva.


Vamos lá?




Nesse artigo você verá:



A Produtividade: 04 Pilares essenciais

1) Energia Vital (corpo, mente, emoções e essência)

2) Sequência de Hábitos

3) Gestão de Tempo

4) Organização

Reflexão





A Produtividade: 04 Pilares Essenciais



Se você buscar no dicionário verá que produtividade é a relação entre o que foi produzido e os fatores de produção utilizados.





A produtividade de uma montadora de carros, por exemplo, pode ser determinada pela quantidade de carros produzidos por dia.


Ocorre que nesse exemplo, o único fator de produção citado foi o tempo (01 dia). E é justamente esse o erro que cometemos ao estimar nossa produtividade.


Buscamos sempre uma razão entre a quantidade do que produzimos pelo tempo, e deixamos de levar em conta outros fatores que influenciam diretamente nos resultados.


Não somos máquinas, somos seres humanos cheios de complexidades. Fatores como má alimentação, uma noite de sono mal dormida, problemas de saúde, problemas emocionais, problemas psicológicos, dores no corpo, ansiedade e tantos outros influenciam diretamente em nossa capacidade de produzir.


Ou seja, de nada adianta passar 12h na frente do computador se ao final desse período você apresentar dores de cabeça, cansaço excessivo e alto nível de stress por exemplo.



Para ser produtivo é preciso uma combinação de 04 fatores:



  1. Energia Vital

  2. Sequência de hábitos

  3. Organização

  4. Gestão de tempo



Algumas pessoas podem entender produtividade como “produzir mais em menos tempo”.


Eu prefiro dizer que ser produtivo é “produzir com qualidade, e sem perder tempo”.


Vou mostrar cada um desses 04 pilares e dar a você algumas dicas sobre cada um deles para que você seja uma pessoa mais produtiva.






1) Energia Vital




A energia vital é a sua capacidade de equilibrar corpo, mente, emoções e essência.




Corpo


  • Alimentação

  • Prática de exercícios físicos regulares

  • Banho de sol

  • Qualidade do sono


Você pode ver mais sobre energia vital em nosso artigo Vitalidade: O Combustível do Empreendedor Consciente


Vale ressaltar que a qualidade do sono é um dos fatores mais importantes, afinal, uma noite mal dormida resulta em um dia seguinte pouco produtivo.



Algumas dicas para um sono melhor:


De 7 à 9 horas de sono: menos do que isso você pode não descansar o suficiente, e mais do que isso pode fazer você perder a disposição ao acordar.


Muitas horas com o corpo na mesma posição é um dos motivos. Sete, oito ou nove é você quem decide, o importante é tentar manter uma regularidade, estabelecer uma rotina;


Evitar o contato com o celular antes de dormir: Luz branca e azul após as 18h interfere na produção de melatonina pela glândula pineal, o que afeta a qualidade do sono.


Pode-se usar óculos especiais que bloqueiam essas frequências, principalmente quando se usa celular e computador à noite;





Mente


Já a sua mente é a grande controladora de tudo, portanto, é de suma importância mantê-la saudável.


Algumas dicas importantes para a saúde da sua mente e consequente equilíbrio em busca da produtividade:


  • Meditação

  • Foco

  • Momento presente

  • Pensamento positivo

  • Clareza


Momento presente: direcionar toda sua atenção para a atividade que está sendo executada no agora. Não transferir seus pensamentos para a tarefa que você precisará executar em seguida.


Focar no futuro atrapalha sua produtividade, além de gerar ansiedade. Tenha sempre um papel e uma caneta em mãos, caso você lembre de alguma tarefa futura não desvie a atenção, anote e veja depois.


Foco: cuidado com as multitarefas! O foco é imprescindível para a produtividade. De nada adianta começar uma tarefa e interrompê-la no meio para dar sequência a outra tarefa.


Uma boa dica é listar todas as atividades e depois organizá-las por grau de urgência.

Quais tarefas são urgentes? Quais tarefas pode ser realizadas a médio e longo prazo?





Emoções


As emoções estão entre os grandes vilões da produtividade. Afinal, quem nunca se deixou levar por uma situação de stress e irritação e quando percebeu havia deixado de cumprir alguma tarefa?


Portanto, você deve concordar comigo que Inteligência Emocional é essencial. Nós temos um artigo completo sobre Inteligência Emocional, dê uma olhada depois.



Os fatores principais da Inteligência Emocional para a produtividade são:


  • Autoconhecimento

  • Autocontrole Emocional

  • Automotivação



Automotivação: o que motiva você a acordar todo dia pela manhã? Algumas pessoas podem achar que é o dinheiro.


Nós aqui da Em-motion acreditamos que o dinheiro é sim uma necessidade, afinal, dependemos dele para pagar nossas contas e realizar nossos sonhos materiais.


Porém, não é ele que nos motiva a sair da cama todo dia. E também não será ele quem nos motivará a ser mais produtivos.


Motivação vem de dentro, do prazer em viver, em gerar valor, imprimir sua marca no mundo.





Essência


Estar sempre conectado à sua essência é o que manterá sua energia vital em equilíbrio. Lembrar-se sempre da sua conexão com a natureza e o universo.






2) Sequência de Hábitos



Manter uma sequência de hábitos vai te ajudar a ser mais produtivo. Isso porque quando você estabelece uma certa frequência realizando uma atividade seu cérebro entende aquilo como um hábito rotineiro.


Vamos entender melhor? Suponha que sua rotina seja:



Acordas 8h → Tomar um café → Tomar um banho → Começar a Trabalhar



O seu cérebro se acostuma com essa sequência e logo que você toma banho ele já está preparado para trabalhar, já sabe que está na hora.


Quando você quebra essa rotina fica mais difícil se concentrar no momento de trabalho.


Outra dica relacionada a sequência de hábitos é só deitar na cama quando realmente for dormir, assim você cria esse gatilho mental. Seu cérebro passa a reconhecer sua cama como “o momento de dormir”.





3) Gestão de Tempo





“O relógio pode ser absoluto, mas o tempo é relativo.”

Leandro Karnal



Horário Nobre


O primeiro passo para uma boa gestão de tempo é saber qual o seu “horário nobre”, ou seja, qual período do dia você é mais produtivo, está mais disposto para trabalhar.


Feito isso, você organiza suas tarefas para que as mais trabalhosas, ou as mais difíceis sejam executadas nesse horário.


Algumas pessoas têm a parte da manhã como o horário nobre. Começam a trabalhar logo cedo e usam esse pico de energia para as tarefas mais trabalhosas do dia.


Para depois do almoço deixam as tarefas mais leves, que não necessitam de tanta concentração ou energia intelectual.


Mas há também quem prefira usar a noite para as tarefas de maior concentração. Ou então quem trabalhe apenas de manhã aproveitando todo seu horário nobre para trabalhar e deixando a tarde para alguma outra atividade.


Enfim, você deve descobrir qual seu melhor horário e organizar sua agenda.




Equação Tempo x Capacidade Produtiva


Tome muito cuidado ao responder se pode ou não entregar alguma tarefa em determinado prazo.


Você precisa conhecer sua própria capacidade produtiva, saber o quanto você é capaz de fazer com qualidade sem perder tempo.


Sabe aquele chefe ou parceiro de trabalho que vem lhe pedir alguma tarefa e pergunta: “Consegue fazer para a amanhã?” e você vendo a pressa dele responde prontamente “sim, consigo”.


Pois é, muito cuidado aí. Se for muita tarefa para o prazo estipulado você pode se sobrecarregar tendo que trabalhar em períodos improdutivos e consequentemente realizar o trabalho com baixa qualidade.


Ou ainda, não conseguir atender ao prazo e gerar uma frustração tanto para quem pediu quanto para você que não conseguiu fazer.




Use recursos tecnológicos, NÃO seja usado por eles


Uma característica das pessoas improdutivas é dividir seu tempo com coisas sem importância. E liderando o ranking das coisas sem importância estão as redes sociais.


Para deixar tudo ainda mais difícil, muitos de nós usamos as próprias redes sociais para trabalhar.


Abrimos o facebook para gerenciar um anúncio, ou o Instagram para fazer um post e sem perceber já estamos lá rolando aquele feed sem qualquer objetivo.


Ou seja, todo cuidado com elas é pouco!


Outros assassinos do tempo:


  • Celular

  • Computador

  • Falta de objetividade (reuniões desnecessárias)

  • Trânsito

  • Falta de planejamento




Reserve um Tempo Para suas Ideias


É preciso reservar um tempo para se dedicar a estratégias complexas. As atividades cotidianas podem ocupar todo o seu dia.


Por isso é preciso reservar um tempo para desenvolver suas ideias. Se não, acabamos escravos da rotina e fechados à mudança e evolução.


Você pode escolher um dia na semana, em um horário estratégico. Mas tem que estar com disposição!




Técnica Pomodoro


Essa técnica é utilizada para intercalar momentos de trabalho e descanso. Você trabalha por 25 minutos seguidos e depois descansa por 05 minutos.


Você pode adaptar a técnica de acordo com o seu perfil. Por exemplo, a cada 01 hora trabalhada você descansa 10 minutos.


Utilizando essa técnica você não se sobrecarrega durante as atividades e seu cérebro ao retornar do descanso mostra-se muito mais produtivo. Faça o teste!!






4) Organização



Por último, uma dica sobre organização. Manter um ambiente de trabalho também é um gatilho mental que avisa seu cérebro que é hora de trabalhar.


Uma agenda organizada também vai te ajudar, não marque vários compromissos no mesmo dia. Agenda cheia não é sinônimo de produtividade.


Área de trabalho do computador! Sai rapidinho do artigo e dá uma olhada na sua área de trabalho. Se você se assustou com a quantidade de ícones está na hora de fazer uma faxina.





Reflexão



Como você viu nesse artigo trabalhar 12 horas seguidas não faz de você uma pessoa produtiva. É preciso muito mais do que apenas horas trabalhadas.


Manter uma vida saudável, cuidar da mente do corpo, estabelecer uma sequência de hábitos e gerenciar seu tempo são fatores decisivos.


Você pode trabalhar 4 horas do seu dia, que seja. Se essas 04 horas pertencerem ao seu horário nobre garanto que serão as mais produtivas do dia.


A técnica Pomodoro também ajuda muito na concentração e motivação. É como se você determinasse pequenas metas a cada período e ao completá-las você se motiva a continuar pois está cada vez mais perto de terminar.


Espero que tenha gostado das dicas, me conta aqui nos comentários o que você achou.


A Consciência cria. O Empreendedorismo transforma.


Camila Alves para Em-motion



526 visualizações1 comentário