• Em-motion

Tudo é comunicação!

Tudo o que fazemos em nossa vida é determinado pela comunicação que temos com nós mesmos. Muito se fala em comunicação entre dois ou mais indivíduos, mas existe algo mais profundo, nossa comunicação interna.

Mas antes de iniciarmos esse aprofundamento, você saberia dizer a diferença entre Comunicação e comunicação?

Comunicação com o C em maiúsculo, é um campo científico/de saber: ele surgiu com a necessidade de entender o fenômeno das massas. Estuda a conversação social, mediada ou não por tecnologias.

comunicação com o c em minúsculo, é se expressar e interagir dentro ou fora dos meios de comunicação de massa, assim se tem o processo com diferentes códigos: linguagem verbal, visual e sonora.


No mundo atual, tem mais sucesso quem se comunica melhor, consigo mesmo e com o mundo. Antes de tudo, é necessário compreender que produzimos constantemente dois tipos de comunicação, que se influenciam e moldam nossa experiência de vida:


Comunicação interna: O que pensamos e dizemos a nós mesmos, como movemos e usamos os músculos de nosso corpo e face determinarão não só nossa comunicação

externa, como as sensações e sentimentos que experimentamos. Sua comunicação interna é o primeiro passo para mudar seu paradigma (visão de mundo) e conseguir o sucesso que deseja.

Comunicação externa: A comunicação com o mundo,expressa por palavras, desenhos, expressões faciais expressões corporais. É uma boa comunicação externa que irá lhe proporcionar autoridade entre as outras pessoas e abrirá as melhores oportunidades. Comunicação é poder.


Ao ver indivíduos de grande sucesso, caímos no erro de pensar que conseguiram chegar até onde chegaram por algum dom ou milagre do acaso. Mas, se observarmos mais a fundo, perceberemos que uma das principais diferenças que elas têm em relação às demais pessoas é a habilidade de se comunicar com eficiência, de expor suas ideias de forma simples, de se colocar adequadamente em cada situação. Elas têm a habilidade de agir.


Toda a comunicação que fazemos é uma ação, uma causa posta em movimento, e todas as comunicações têm alguma espécie de efeito em nós e nos outros.

Com um propósito transformador bem definido, a melhor forma de partir para a ação, colocar todas as ideias em prática e fazer a diferença na vida das pessoas é investindo numa comunicação efetiva, lembrando que de nada vale trabalhar apenas a comunicação externa, se sua comunicação interna não for sólida o bastante. As duas caminham juntas.


“As pessoas que se realizam na vida são aquelas que aprenderam a aceitar qualquer desafio que a vida lhes apresenta e a comunicar a experiência para si mesmas de uma forma que as faça mudar as coisas com sucesso.”

Anthony Robbins

61 visualizações